Neuropsicologia e a avaliação

A Neuropsicologia estuda as relações entre o sistema nervoso central (SNC), o funcionamento cognitivo e comportamental, tanto em seu desenvolvimento normal como em seus déficits.

A Avaliação Neuropsicológica é o método que investiga quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas, a fim de auxiliar no diagnóstico médico, estabelecer tipos de intervenções específicas e desenvolver planos de reabilitação.


Como é realizada a avaliação

Entrevista inicial

Realização da anamnese com o objetivo  de colher a história clínica do paciente, entender a queixa principal, o desenvolvimento da patologia, o comportamento social e emocional,  entre outros.

Aplicação de baterias de testes

Diferentes escalas de avaliação; inventários padronizados também com a família e observação clínica.

Devolução do laudo

Encontro destinado a explicar  a pessoa e a família acerca do significado do resultado encontrado, descrevendo o perfil cognitivo e emocional, assim como os encaminhamentos necessários visando melhor funcionalidade. Vale ressaltar que após a avaliação neuropsicológica é necessário o retorno ao médico assistente para o fechamento do diagnóstico.

As consultas acontecem semanalmente, com duração de aproximadamente 1:40h. Não é possível estimar o tempo devido a individualidade de cada paciente (idade, velocidade de execução das atividades, indicação clínica, entre outros).


Algumas indicações para Avaliação Neuropsicológica

  • Transtornos do neurodesenvolvimento

    Exemplos: TDAH - Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, TOD - Transtorno Opositivo Desafiador e TEA - Transtorno do Espectro Autista.

  • Dificuldades de aprendizagem

    Exemplos: discalculia, transtornos de aprendizagem e leitura.

  • Avaliação e diagnóstico diferencial de transtorno neurocognitivo

    Exemplos: Doença de Alzheimer, Mal de Parkinson e FDT - Degeneração Frontotemporal.

  • Distúrbios cognitivos

    Associados ao abuso de álcool e/ou drogas;

  • Lesões encefálicas adquiridas

    Exemplos: TCE - Traumatismo cranioencefálico, Tumores cerebrais, AVC - Acidente Vascular Cerebral.

  • Atraso ou Transtorno do desenvolvimento intelectual

  • Altas habilidades

  • Alteração de cognição nos Transtornos de Humor

    Exemplo: depressão

  • Avaliação pré-cirúrgica:

    Exemplos: epilepsia e parkinson.


Benefícios da Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta fundamental para entender como as diferentes áreas do cérebro estão funcionando. No Espaço Tratare, oferecemos avaliações neuropsicológicas detalhadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Este processo é essencial para diagnosticar e tratar uma variedade de condições neurológicas e psicológicas.


Avaliação Neuropsicológica e Psicopedagógica

Entendemos a necessidade de inserir a avaliação psicopedagógica na execução do laudo na investigação da modalidade da aprendizagem, através da aplicação de baterias de testes inerentes a psicopedagogia.